quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Novembro e seus elementos

- Evelin, filha, você poderia me alcançar a garrafa de água? 

Lembro-me de direcionar o braço esquerdo para o lado e entrelaçar os dedos na parte mais "quentinha" da garrafa gelada. Em meio ao movimento, senti uma fisgada intensa, soltei um sonoro "ai" e larguei a garrafa. O barulho gerado foi suficiente para calar por alguns segundos todas as conversas ao redor da mesa. 

A casa da madrinha estava cheia e a noite era de festa. Levantei-me discretamente e caminhei sentido ao banheiro, subindo com um pouco de dificuldade alguns lances de escada. 

Já trancada, apoio os braços na grande pia de mármore e encaro-me seriamente frente ao espelho. Repito os movimentos que fiz anteriormente e a fisgada se transforma em dor - e em uma dor um pouco mais intensa. Levo as mãos diretamente ao seio mastectomizado e como uma criança em noite de natal, me "desembrulho" em questão de segundos.

Não sei quanto tempo levei até encaixar novamente ao corpo depois de ouvir sonoras batidas na porta.

- Ta tudo bem, aí? Perguntou suavemente minha amada irmã de alma, Andreia.

- Deinha, você pode entrar e me ajudar com uma coisa? Respondi já abrindo rapidamente a porta. O meu seio esta um pouco mais escuro que o normal, não esta? E você consegue enxergar essa "montanha" aqui do lado? Pode colocar a mão...

(...)

Mais uma vez, a garota do lenço cor de rosa encontra-se sentada na mesma grande recepção onde tudo começou. 

- Evelin de Moraes Scarelli. Gritou a enfermeira. O Dr. Fábio já ira lhe atender...

Confesso que a sensação de estar sentada frente ao médico que deu o diagnóstico sempre confunde meus sentimentos. É um misto de gratidão com desconfiança/receio de um novo elemento.

- Evelin, preciso te explicar algumas coisas. Segundo os exames e a minha palpação, existem grandes indícios de estar sofrendo uma rejeição do material colocado em você. Era um risco que sabíamos que correria, disse o medico antes de retomar o folego, o que era inicialmente uma inflamação esta agora com sinais de infecção, o que me fez pensar em te operar imediatamente. Porem, seus exames de sangue não estão bons e você apresenta uma leve anemia, o que me fez repensar em um tratamento mais agressivo apenas a infecção, mas já adianto que não escapará da cirurgia. Se a infecção não passar com essa medicação, te operaremos com um certa urgência. Infelizmente, você corre o risco de ficar sem nada no local até seu corpo se regenerar, mas tenha paciência, isso será temporário.  

(...)

Então, meus amigos e companheiros de jornada, utilizo-me do blog para lhes contar as novidades e pedir desculpas pela ausência. 

Agora, no começo de novembro, inicio minha jornada a 4 cirurgia. Estamos sujeitos a novos elementos diariamente, mas estou mais do que convencida de que a vida é baseada em 10% do que acontece comigo e 90% em como eu reajo frente a tudo isso. 

Levando toda essa historia de forma um pouco mais interna, confesso que a ideia de ser "rejeitada pelo meu próprio corpo" me gerou - além de vários sentimentos-  uma grande sensação de paz...

Depois de todas essas novas aventuras pelo universo da "rejeição", passei a entender e compreender (e assim, perdoar. E ME perdoar) algumas situações e pessoas.

Eu sempre quis essa prótese - e acredito ser uma unanimidade entre todas as mulheres que, assim como eu, passam por uma mastectomia  - e ela, por fatores que não sei explicar, não se adaptou ao meu organismo. Paciência pra mim e para ela, que perderá a chance de viver momentos incríveis de biquíni ao meu lado (sorriso largo).

Você já parou para pensar que em grandes situações onde se sentiu magoada (o) ou enganada(o), talvez não seja simplesmente por maldade de uma outra pessoa? Algumas coisas -e pessoas- se vão simplesmente porque precisam ir... Faz parte desse grande processo chamado carinhosamente de "vida".

Avante, turma!! E obrigada por tudo, com todas as forças do meu coração. 

Nos encontraremos em breve ;)

22 comentários:

  1. A menina da estatísticas ataca novamente. Sempre com porcentagens animadoras, otimistas e realistas.
    Impossível não te amar.
    Para altos, baixos e qualquer outra coisa, estamos aqui, admirando seu carinho para com quem acompanha sua jornada de vida e repartindo sabedoria.
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Força amiga querida. Só os grandes guerreiros têm grandes batalhas para enfrentar. Beijo...

    ResponderExcluir
  3. Evelin querida, você consegue superar, já conseguiu tantas vezes não é mesmo? Estou orando por você!! Bjinho

    ResponderExcluir
  4. Moça, a vida é cheia de surpresas , umas boas e outras não tão boas, vc é uma mulher abençoada por deus, e vai passar por mais essa !! Te desejo muita boa sorte e muuuita força !!! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Querida Menina, sempre estaremos juntas no mesmo Propósito. Que a Força esteja com você. Coragem e Avante. Você cativa corações. Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  6. E nós estamos aqui como de praxe, torcendo muito por você e por todas que encaram essa jornada. Força e fé na vitória sempre. Um beijão!

    ResponderExcluir
  7. Uia... que saudades que eu estava dos teus textos, e logo agora, que o verão está chegando, e as fotos de biquínis iam bombar – sei não!!! Esse silicone deve ser fruta...
    Bem voltando aos teus textos, e as saudades que eles me causam, você aparece agora com um arrebatador, automaticamente ele me cativa e eleva os meus mais profundos sentimentos em orações por ti.
    De uma coisa você pode ter certeza, chuvas de bênçãos serão derramadas sobre ti, minha querida amiga do lenço cor de rosa, tu é responsável por aquilo que cativas, e a cada novo desafio, uma mulher mais forte e mais linda, aflora em tão bela alma, que igual a tua não existe, verdadeiro manancial de luz, que tal qual a um Farol, serve de guia para todos aqueles que necessitam de ajuda em dias de tormentas e noites escuras.
    Grande abraço, beijos no coração e que Deus nos abençoe, hoje e sempre.
    Silvio Klinguelfus Junior

    ResponderExcluir
  8. Evelin, ficarei aguardando seu retorno ansiosa e desejo toda sorte do mundo pra vc, tudo dará certo. beijos.

    ResponderExcluir
  9. Evelin, Te desejo mta sorte, e torço para que ocorra tudo bem em seus procedimentos!!!Essa vida cheia de surpresas é incrível né?!!!Mas tenho certeza que vai dar tudo certo!!! bjinhoss

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, menina e ao mesmo tempo mulher forte e iluminada, logo estará aqui novamente ensinando-nos como viver a vida com os seus percalços. Nem é preciso te dizer quantas energias boas está e estará recebendo! Fique com Deus minha filha.

    ResponderExcluir
  11. Querida , conte sempre com nossa energia positiva que esta bem pertinho de vc ! Lili e Marcinho

    ResponderExcluir
  12. Meu amor,o que eu sinto por você, é algo tao forte,muito grande o melhor e eu saberque você também sente por mim.Emaravilhoso esse sentimento o mais lindo que pode haver entre o ser humano.

    ResponderExcluir
  13. continuação
    Sempre que eu posso me declaro a você .Pois jamais me cansarei de te dizer ;eu te amo;Por isso todos os dias agradeço a Deus e peço que el te abençoe e continue dando forças a você .Você procura dar o que tem de bom as outras pessoas desse mundo .Por cada caricia cada gesto meigo ,por cada bem praticado ,se existe alguém especial ,esse alguém e você .Voe divide esse seu amor em quatro partes, Oamor a Deus o amor ao próximo ,e o amor aos seus parentes e amigos que sempre estiveram ao seu lado e o amor a si próprio Agindo assim com essa capacidade de amar você esta escrevendo sua historia na paginas do livro da vida que so você saberá o final porque você é muito especial
    com amor sua aboelita.

    ResponderExcluir
  14. Recentemente descobri que tenho 4 nódulos nos seios, fiz alguns exames e até agora meus médicos dizem que não são malígnos.. Acabei de ter uma filha.. Também tenho 23 anos.. Acabei de me casar... Enfim, muita coisa nova acontecendo e uma enorme preocupação agora.. Ler seus textos me faz ver que meu problema talvez não seja o maior do mundo, ver sua força me faz ter vontade de lutar contra tudo que possa estar por vir.. Muita força e sorte pra vc, esteja certa que estas batalhas por vc serão vencidas.. Vc é linda, e Deus está do seu lado.

    Muita Luz... Adriana Alves

    ResponderExcluir
  15. Olá Evelin!

    Lancei em blog uma campanha de arrecadação de lenços para levar a pessoas com câncer e os maiores e mais com cara de avós vou levar a um asilo de idosos.
    Vê lá no meu blog a história do surgimento e os planos do projeto e sinta-se abraçada e parabenizada pela sua força, compartimento, apoio a outras pessoas que passam pelo que você passou e vem passando.

    Brinde de shake de chocomenta, com enfeite de passarinho e muito carinho \o/

    * Cheguei aqui assim:
    Vou fazer uma visitinha ao hospital onde farei as doações em novembro como idealizei, agora em outubro, por conta do outubro rosa e na busca por uma imagem de um lenço rosa, uma cabecinha rosa lençada ou algo assim para postagem que estou rascunhando fazer, achei seu blog e li um pouquinho de sua história, sai sem ilustração para o post, mas ilustrada por dentro :)

    ResponderExcluir
  16. Minha querida tudo dará certo com a graça de Deus,confie a vitória está à sua espera.Um gde bj

    ResponderExcluir
  17. Minha querida tudo dará certo com a graça de Deus,confie a vitória está à sua espera.Um gde bj

    ResponderExcluir
  18. tudo vai dar certo! algo bom acontecerá tenha fé! você merece tudo de mais lindo, não se critique tanto, não se culpe por coisa alguma! a doença é algo que você precisa passar por ela e nem sempre tem razões plausíveis...a unica coisa que tenho certeza é que você nasceu pra vencer e que sua luta será de exemplo para outras mulheres e acima de tudo tenho certeza de que Deus esta do seu lado e que ele te ama e quer que voce esteja presente entre nós por todo tempo do mundo...ainda é cedo pra se preocupar...confie e sorria!

    ResponderExcluir
  19. Amiga, fico triste por mais essa prova. Mas creio que Deus está no controle.
    Vai em paz.

    Gostei de te ver de novo por aqui. É como um refúgio né. Nosso cantinho.

    Espero que tudo corra bem e que vc volte a nos encantar com suas palavras.

    ResponderExcluir
  20. Vi no blog do Augusto Nunes uma história muito bem contada cuja autora foi Júlia Rodrigues, mas a protagonista é você.
    Poucas pessoas podem ser inspiradas e inspirar outras passando pelo temido câncer. As que vencem as barreiras e tiram disso uma visão positiva se destacam. Dito isso, passei para deixar um abraço, dizer que estou seguindo-a não pela Veja, ou mesmo pela matéria da Júlia, mas pelo que você representou depois que a “li” aqui neste espaço.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Força menina, muito comovida, envio todo o meu carinho.

    ResponderExcluir