quinta-feira, 5 de abril de 2012

A pronuncia do câncer

- Boa tarde, gostaria de fazer esses exames. O médico pediu urgência, os resultados ainda para hoje.
- Entendi. Qual o motivo do exame?
(Nó na garganta, como encontrar as palavras certas?)
- É que eu acabei de descobrir que tenho câncer.
(Ambas em silêncio por uma eternidade de segundos).
...
Dizem que o câncer é um termo incomunicável.
Tá certo, durante a primeira semana senti uma dificuldade danada em pronunciar esse termo. Me senti o próprio Harry Potter ao pronunciar "Lord Voldermort".
- Câncer?
- Câncer. Ascendente em virgem. Com terceira lua em Plutão, na primeira casa em Urano.
É, ué. A vida é assim mesmo. Tem gente que acorda com conjuntivite, eu acordei com um caroço no seio esquerdo. Mas repito que a vida é assim mesmo. Nada mudou. Tudo mudou. Tudo definitivamente mudou... para melhor.
Perdi o medo de agulhas, não gasto mais com depilações e como muito, muito mesmo. E de tudo. Até dei entrevista para o jornal da cidade...
Brincadeiras a parte, se você – assim como eu- acabou de receber um diagnostico de câncer (ou de conjuntivite mesmo): PARABÊNS! Você recebeu aos vinte, trinta, cinqüenta ou sei lá em qual idade um passaporte novinho em folha –e somente seu- para um novo universo. E nesse passaporte inclui:
·         Algumas –várias- diárias hospitalares;
·         City tour em todos os seus conceitos –acredite em mim, até esse exato momento, errados- em relação a tudo o que pensou que soubesse da vida;
·         Passe livre em todas as montanhas russas do seu emocional;
Mas a verdade mesmo é que pouco sei da vida e mesmo assim, arrisco em dizer a única coisa que –acho que- realmente sei: se você estiver disposto a jogar o que eu chamo carinhosamente de “Combo” (medo da morte + sofrimento) pela janela e se arriscar a enxergar todos esses acontecimentos com bom astral e harmonia, a vista aqui desse outro lado é ESPETACULAR.
(O que quero dizer de verdade é que chega uma hora na vida da gente que você acaba se dando conta de um tantão de coisas. Chega o dia em que você descobre que as fronteiras não mantêm as pessoas para fora; eles te prendem dentro de si mesmo. Nesse dia, você se da conta de que não existe tempo suficiente, porque você quer viver para sempre...)

14 comentários:

  1. Nossa, Evy!!! Você descreve com excelência e em poucas palavras o que muitas pessoas, nem em uma vida toda conseguem expressar... por medo, por vaidade, por orgulho ou sei lá por qual motivo, mas que as impedem de declararem amor às suas próprias vidas, à existência, aos amigos e amores... Mais uma vez, obrigada por nos mostrar sua realidade e nos fazer pensar em detalhes que passam despercebidos pela correria do dia - a -dia e pela rotina tão conturbada. Você é especial demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindaaaaaaaaaaa ameiiii e senti uma vontade enorme de t abraçar... eu já desconfiava que vc seria essa pessoa de enfrentar as coisas de kbça erguida... e ainda mais com um lindo sorriso no rosto...PARABÉNS PELA SUA FORÇA E SUA AMIZADE Q APESAR DE DISTANTE AIDNA TENHO EM MEU CORAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  3. E assim nasceu uma escritora, daquelas que definem as palavras tão bem como gestos silenciosos que tocam a alma.

    ResponderExcluir
  4. Guerreira, parabéns! ;* da sua nova amiga Kamilla Barbosa <3

    ResponderExcluir
  5. Em poucas palavras tenho a dizer que minha sobrinha esta passando apenas por uma prova, porque sei que Deus só prova quem Ele quer aprovar, e Seu nome será glorificado através da vida da Evelin. Eu não aceito essa doença, e profetizo que o Espírito de vida, o mesmo que ressucitou Jesus Cristo, ao terceiro dia, esteja presente na vida da Evelin, livrando-a dessa cilada, e entrando com providencia divina, dando-lhe saúde plena, para que até os incrédulos possam ver que foi a mão de Deus que a tocou da forma mais amorosa, pois Deus é amor...........
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Evelin, aceite antecipadamente minhas desculpas, mas me vejo na obrigação de lhe dizer: horóscopo não serve para nada, assim como harry poter, amuletos também não existem, cartas, tarô, buzios, santos de barro e de pedra, madeira etc... que não ouvem, não falam, e não protegem nem a si mesmos. Tudo isso e mais um pouco é rejeitado de forma categórica na bíblia sagrada (a palavra de Deus).Por isso gostaria que voce apenas acreditasse no que é palpável e que dá resultado. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim. Ele esta vivo, e deve ser o autor e consumidor da nossa fé. Um único Deus triuno, Deus Pai, Deus filho, e Deus Espirito Santo, e tenha a certeza de que Jesus é o único intermediador entre nós e Deus. Converse com Ele através da oração e jamais temas, pois nenhum mal chegará a sua tenda, isto é, na sua casa, na sua familia e na sua vida. Esse tiozão aqui te ama muito, e vou assistir da primeira fila sua vitória, em nome de Jesus.....Amém.

    ResponderExcluir
  7. Ter fé significa acreditar... Em que?  Tanto faz... Acredite no que te faz bem, no que te faz feliz!
    O único problema que pode surgir é distinguir entre fé e fanatismo.
    Podemos enxergar os sinais iniciais de fanatismo em uma pessoa que arbitrariamente interpreta os outros, baseados em interesses próprios, preconceitos e dogmas.
    se existe ou não, só cabe a você!
     
    Você é o meu exemplo de fortaleza.

    Te amo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Amiga, só tenho uma coisa pra te falar!

    Você e incrívell!


    Bjosssssssss
    Carol

    ResponderExcluir
  9. http://kamillabarbosa.blogspot.com.br/

    Divulgando a minha históriia, leia e comprtilhe para que chegue a alguém que precise de incentivo...
    Conheci minha guerreira atraves desses blog...

    bjs ;)

    ResponderExcluir
  10. Você escreve muito, muito bem! Escreve como poucos podem e conseguem escrever: com a alma e com o coração! Acredite: isso é para os raros!

    Também como poucos, você está conseguindo ver coisas positivas em tudo isso. E, melhor, proporcionar coisas positivas para nós, que antes éramos apenas primos, amigos, conhecidos e agora viramos FÃS, ADMIRADORES e companheiros de caminhada!

    Não sou muito de acreditar nessas coisas que nos são impostas ou contadas ao longo da vida como belas histórias. Alguns chamam de Deus, outros colocam nomes de santos, outros, ainda, de cartas de tarô, búzios... Alguns erguem igrejas, outros falam 'verdades'...

    Prefiro acreditar em GENTE. Gente como você, capaz de lutar e de VENCER! Gente que às vezes nem conhecemos direito mas que nos surpreendem pela força e pela coragem. Gente que se transforma em super-heroi de verdade! Gente que já entra nas batalhas com uma placa de VENCEDOR na testa (tão clara e forte como a cicatriz de um Harry Potter!).

    Não importa o quê. Tudo aquilo que você pensa, cria, imagina, existe! E, se existe, é possível agarrar com as duas mãos. Deixar inundar a alma e o coração! O resto, cara Evelyn, é apenas um monte de abobrinhas (e abobrinhas, convenhamos, qualquer sacolão tem...). O que vale de verdade é a sua verdade. É o seu ACREDITAR. É nisso que eu também acredito!

    Seu blog é uma estrada e um convite. Um convite impossível de recusar. A gente nem percebe e já começa a caminhar junto. A comemorar cada conquista e cada etapa vencida! Comemorar a vida e os muitos e muitos quilômetros pela frente. Um mundão sem fim a ser descoberto, desbravado e curtido. Um mundo no qual os obstáculos fazem parte mas as vitórias são sempre certas!

    'Tamo junto'! Mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Evelin parabéns por ser tão carinhosa com o seu templo (corpo) e cuidar dele da forma mais amavel que Deus quer, e assim passar essa lição em vida as pessoas, te conheço pouco mais o suficiente para dizer que você é um milagre em vida pois seu sorriso é mais brilhante que diamante.QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MAIS E MAIS.

    ResponderExcluir
  12. Mais do que agradecer pelo exemplo, seria necessário agradecer pela dose diária da Fé que deposita em cada um de nós que lê seus textos Evelin!

    ResponderExcluir
  13. Evelin... Nossa!
    Nunca imaginei que o cancer é assim! Minha amiga ( de nove anos, coitada) , esta com cancer. Ela - assim como você - é corajosa! E peço que você continue sempre assim!

    ResponderExcluir
  14. Evelin

    Acabo de vê-la no canal GNT, e admirei muito a sua luta, fé, simplicidade e a forma como você o mundo.

    Com certeza seus pais estão orgulhosos da filha que tiveram.

    Seja Feliz, embora eu saiba que vc já é..

    Um grande abraço.

    Marília

    ResponderExcluir