segunda-feira, 23 de abril de 2012

A despedida

Amigos e companheiros de jornada;
Como são difíceis as despedidas.
Gostaria de me despedir de forma diferente a habitual. Gostaria de tentar algo novo, algo que deixasse claro como um simples ponto ao final da frase toda essa emocionada despedida. Passei o dia todo e passarei por mais 72 horas assim, me despedindo de cada último segundo, absorvendo cada sensação e entalhando-a em minha centelha como o artesão que crava um formão em sua madeira ainda sem forma. Então, gostaria de mais uma vez, pedir licença a todos vocês para agradecer. Agradecer com lágrimas, com palavras, com ações e manifestações, com despedidas e abraços apertados aos presentes fisicamente e as sensações adquiridas graças a esse novo conceito de amizade em que hoje me despeço.
E aprendi que se o agradecimento não surgir daqui de dentro desse músculo pequenino e pulsante, de que serventia ele terá diante da magnitude de toda essa fase? Com que dimensão a minha alegria e a minha emoção serão captadas por vocês?
Mas ainda não arrumei uma forma de fazer isso direito e é por isso que também gostaria de pedir as minhas mais sinceras desculpas a vocês. Como me despedir de uma matéria que não é humana? Como me despedir de um elemento que de tão simples, não possui braços para serem encaixados aos meus... Ou ouvidos e olhos para ouvir e notar os meus agradecimentos?
A você, minha nova amiga, o meu muito obrigada pelos cabelos que perdi, pois foram através deles que percebi a beleza da minha alma. Aprendi que não preciso deles para ser feminina e amada. Obrigada por me mostrar entre tantas coisas, o que é o amor próprio.
Obrigada pelos dias deitada abaixo do chuveiro, pois foram através deles que aprendi a como me levantar diante as quedas. Levarei comigo eternamente que diante a todas as situações semelhantes nessa vida, o primeiro passo é o de reconhecer quando se começa a ficar em pé. Obrigada por me fazer agradecer diariamente por ter pés e pernas. E principalmente por reconhecer que hoje, diante a tudo o que passei graças a você, minha amiga, dificilmente alguma outra situação me derrubará. Obrigada por me mostrar o que é Fortaleza.
A todo sofrimento físico, o meu mais sincero agradecimento também. Obrigada por me fazer respeitar os limites do meu corpo e do tempo, e entender que cada segundo dessa caminhada é completamente diferente do outro. Obrigada por me ensinar a Temperança e principalmente a ter Prudência nas palavras. Obrigada por cada feeling diante aos novos amigos que conquistei nessa jornada. Obrigada por toda a carga de conhecimento que só graças a esse sofrimento físico eu aprendi a ter.
Ah, obrigada pelos amigos, pelos inúmeros amigos. Por me fazer compreender que sem eles nós não somos praticamente nada. Obrigada por me fazer entender que sem amigos hoje eu não serei nada, ainda que me restasse apenas o direito a sobrevivência.
Obrigada por essa fortaleza tão maravilhosa. Obrigada por esses pilares que hoje residem em praticamente um templo, obrigada por me fazer sentir parte desse planeta, por saber hoje quais são os reais valores dessa vida e principalmente o agradecimento sincero, sem espera de retorno...
À minha querida quimioterapia, os meus mais sinceros agradecimentos. Adeus, minha amiga. Obrigada por existir... Obrigada por salvar a minha vida. Obrigada por me trazer a vida. Obrigada pelo renascimento.

36 comentários:

  1. Obrigada por ter te conhecido amiga!!!
    Festeja esse momento, pq agora é vida nova!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem agradece sou eu, Monique querida.
      Fiquei extremamente contente com o seu retorno ao batente. Você merece. Vida nova a todas nós.
      Muitos e muitos beijos

      Excluir
  2. obrigada, evelin, por vc dividir essa grandeza de espírito com todos nós, todos precisavam ler suas mensagens de otimismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cê, companheira de luta, de entendimento, parte mais linda de mim, sou eu quem lhe agradece. Agradeco a sua familia, por ter implantado ao mundo voce, ser tão especial da minha vida e na vida da minha família.
      Não tem um dia que não pense em você.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Re Bressan24 abril, 2012

    Evelin, obrigada por ter compartilhado conosco sua experiência e por nos mostrar a sua FORTALEZA!
    bjs
    Re Bressan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, amei o seu recado.
      Daqui a pouco estaremos juntas.
      Muitos e muitos beijos

      Excluir
  4. Felizes dos amigos que podem compartilhar sua amizade.
    Felizes dos pais que tiveram oportunidade de te gerar e dividir sua linda experiência de vida.
    Feliz do Universo, que tem como elemento constituinte, você!
    Um beijo grande Evelin.
    Sua admiradora
    Paula Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paula, o seu recado me emocionou muito.
      Emocionou meu pai, que contou em ligação um pouco a seu respeito.
      Obrigada pela amizade sincera.
      Espero te conhecer e poder te abraçar em breve.
      Muitos e muitos beijos

      Excluir
  5. Chorei!!! chorei de emoção ao ler esse texto lindo demais. chorei de TANTA alegria em saber que chegou ao fim! Tenho você como exemplo! te admiro tanto tanto...

    Muitooooos Beijos cunhada mais linda do MUNDO!!!! Te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui deste lado, eu também chorei. A gente fica mais emotiva, né cunhada? rs
      Amo muito você

      Excluir
  6. (essa foto tá muito fofa!!!)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia para nova vida e boa noite e que durma com os anjinhos a de ontem e sempre! Simbolo de luta e vontade de estar sempre em frente , vc merece. parabens a mais uma luta vencida
    sz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por estar sempre por perto.
      Seus recados me fazem muito bem.
      Beijos e muito obrigada novamente.

      Excluir
  8. Demais Evelyn! Eu e minha família estamos muito felizes por você.

    ResponderExcluir
  9. Fatima - família Irio26 abril, 2012

    saudades..... continuamos sempre ao seu lado, do seu lado, lado a lado com vc! Lendo seus textos/mensagens/inspirações confirma toda a grandiosidade de sua alma! Estamos felizes por vc! Lutar diante da batalha, não desistir, já é uma vitória! Vencer a batalha depende realmente de nossa atitude diante do grande desafio.... e vc decidiu enfrentar com gratidão. Então, vencer é mais que merecimento! amamos vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fátima, que saudade de você.

      Como é bom te ver por aqui. Como é bom sentir atraves das suas palavras que estou no caminho certo.
      Obrigada por tudo.
      Também amo muito todos vocês.

      Excluir
  10. Em situações difíceis, as pessoas comuns levam consigo o sofrimento. As pessoas especiais levam as lições e o aprendizado. As pessoas comuns guardam mágoas e ressentimentos. As especiais guardam os momentos inesquecíveis das batalhas.

    Antes desse período, você era matéria prima esperando por ser trabalhada. Hoje é escultura moldada paciente e sabiamente ao longo da jornada. Essa obra não termina agora. Ela será melhorada a cada dia, sem pressa. A vida concedeu ferramentas raras a você e você aprendeu a manuseá-las com maestria e arte.

    Siga em frente, escultora de palavras, se sentimentos e vida. O mundo precisa da sua arte! Siga inspirando, crescendo e esculpindo a sua vida e a vida da gente.

    A gente fica por aqui, admirando e aprendendo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Morandini,
      O seu recado é o mais dificil de responder. Difícil, já que o desejo de lhe dizer um tantão de coisas já vem de algum tempo.
      Resumidamente e de forma mais emocionada possível, digo que sinto orgulho de você. Orgulho. Orgulho de filha mesmo. Não sei explicar o motivo, mas algumas coisas a gente só consegue sentir mesmo.
      Que bom que existem no mundo pessoas como você e como a Cláudia.
      Obrigada pela oportunidade de fazermos parte da mesma família.

      Excluir
  11. Minha filha vai enfrentar agora as primeira secoes de quimio. E lendo seu texto me deixou tranquila e leve.
    beijos

    PS te mandei um email ,eu nome e Ana Aguiar e mpro no Texas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana,
      Estou em falta com você. Precisamos conversar mais vezes, me perdoe por isso, mas a semana foi realmente muito puxada.
      Preciso lhe contar a minha última aventura no hospital...
      Espero receber noticias suas e da sua família em breve.

      Muitos e muitos beijos.

      Excluir
    2. Ja vi seu email. Espero que voce esteja bem.

      Excluir
  12. Achei seu blog meio sem querer na internet, mas nao consegui parar de ler até ler o ele todinho. rs Parabens pelos post maravilhosos e por essa força invejável que você tem! Mesmo não te conhecendo estava torcendo muito para que esse dia chegasse :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Angélica,
      Antes de tudo, muitissimo obrigada pelo recado. Se você pudesse imaginar o animo que um recado gostoso assim como o seu me deixa...
      Tento encontrar uma forma de retribuir a vocês todas essas palavras da carinho, mas a emoção só me permite agradecer.
      Obrigada por tudo, de coração. Obrigada pela oportunidade de conviver com emoções tão boas.

      Excluir
  13. Evelyn, minha irmã começou na última segunda a quimio. De quarta pra cá vem passando muito mal, hoje teve diarreia e anda bem indisposta. Gostaria se possível quais foram os efeitos colaterais que você teve e também se com o passar do tratamento você começa a tolerar de melhor forma o tratamento. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Douglas, como estamos?
      Recebi um e-mail da sua irmã hoje pela manhã.
      Fiquei extremamente contente pelo contato, mas isso não implica o término dos seus, está bem?
      Continue sempre por perto e obrigada por todas as orações.
      Beijos

      Excluir
  14. FIM DOS POSTS? É ISSO MESMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Tem gente sentindo falta dos meus post´s. Risos (fiquei feliz)
      A semana está um pouco puxada, estou refazendo alguns exames importantes para o fechamento do ciclo quimioterápico e indo diariamente ao hospital para tomar as injeções da imunoterapia.
      Juro, juro mesmo que até o final de hoje o blog já terá um novo texto.

      Excluir
  15. É muito bom saber que existem guerreiras, que apesar de toda dificuldade leva a vida e agradece por simplesmente viver. Amanhã tenho meu primeiro controle após o termino da quimioterapia, confesso que estou ansiosa, acho que o cancer faz isso com as pessoas...hehehe, mas vivo cada dia ao máximo e ler sua história me animou mto. Descobri o cancer de mama com27 anos e dia 26 de maio faz um ano da minha mastectomia e terminei a quimio em dezembro e aradio em fevereiro, e hj sou mto feliz, descobri meus verdadeiros amigos e o quanto eu amo a vida. O cancer não é o fim da linha, ele pode representar o inicio de uma nova maneira de encarar a vida. Ah os pelos voltam tah, e a depilação tem que voltar, heehehe, o cabelo cresce, o pior é emagrecer acabou a desculpa de comer sem culpa td pela quimio,hehehe. Bjos e viva a vida.
    Évelyn Demari

    ResponderExcluir
  16. É muito bom saber que existem guerreiras, que apesar de toda dificuldade leva a vida e agradece por simplesmente viver. Amanhã tenho meu primeiro controle após o termino da quimioterapia, confesso que estou ansiosa, acho que o cancer faz isso com as pessoas...hehehe, mas vivo cada dia ao máximo e ler sua história me animou mto. Descobri o cancer de mama com27 anos e dia 26 de maio faz um ano da minha mastectomia e terminei a quimio em dezembro e aradio em fevereiro, e hj sou mto feliz, descobri meus verdadeiros amigos e o quanto eu amo a vida. O cancer não é o fim da linha, ele pode representar o inicio de uma nova maneira de encarar a vida. Ah os pelos voltam tah, e a depilação tem que voltar, heehehe, o cabelo cresce, o pior é emagrecer acabou a desculpa de comer sem culpa td pela quimio,hehehe. Bjos e viva a vida.
    Évelyn Demari

    ResponderExcluir
  17. Linda! Maravilhosa! Adoro você!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Evelin por apresentar esta amiga que estou a caminho de conhece- la...
    Obrigada por dividir conosco as suas experiências...

    ResponderExcluir