quarta-feira, 13 de março de 2013

Tempos e contratempos


São Paulo, 10 de março, Leito 127, 4:00AM.

Abro meus olhos e viro a cabeça no sentido à pequena janela do quarto hospitalar. Lá fora, o céu piscava em silenciosas trovoadas, como se o criador não quisesse acordar as criaturas. Viro a cabeça no sentido oposto e vejo minha mãe deitada desconfortavelmente ao meu lado, segurando minha mão repleta de “caninhos” e agulhas.

Fecho os meus olhos e tento pensar em coisas boas. Na minha família, nos amigos que conquistei, no meu merecimento por estar em um hospital repleto de recursos e bons profissionais... Apertei os meus olhos e pensei em tudo o que havia construído até os dias de hoje. Respirei fundo, pedi mentalmente paciência e fortaleza.
(...)


Como é difícil entender o tempo e os seus contratempos.

Dessa vez, essa internação pouco teve ligação com o câncer e eu tinha consciência plena disso. Por mais uma vez, nessa encarnação, permiti que o medo e o meu psicológico abalado ditassem as regras do jogo. Cheguei, literalmente, no fundo do tão profundo e obscuro poço do medo e da insegurança.

Ao contrario de muitas pessoas que conheço, acho desumano demonstrar uma fortaleza não existente. A dor dos outros para mim é sagrada e nunca desrespeitei uma historia. E para falar disso apenas por hoje, já que sei que parte da minha “cura” vem da real capacidade de abrir meus sentimentos com muita honestidade, preciso lhes dizer que o meu verdadeiro diagnóstico para essa internação foi o de conviver assustadoramente com a apatia. E ela, assim como qualquer outra patologia física: machuca.

Quantas e quantas vezes durante o tratamento, me questionei do porque do câncer, do porque aos 23 anos e do que porque comigo. É natural, somos humanos, dificilmente encontraremos alguém disposto a querer passar por provações e sofrimento.
O que me tornou um pouco mais madura em relação a isso foi o entendimento de que sempre me fiz os questionamentos errados. Não será por que Deus, todos os dias, nos da uma chance de recomeçar aquela vida que por vezes julgamos tão amarga?

Até quando colocaremos a nossa vida –sagrada- nas mãos de outras vidas? Até quando permitiremos que o nosso sorriso seja “dependente” de algo, alguém ou alguma coisa?
Quantos leitos hospitalares serão preciso? Quantos diagnósticos pesados?

Quando olhei pela ultima vez aquele quarto de hospital antes de me despedir da experiência de conhecer tão intimamente o “fundo do poço”, respirei fundo e realmente compreendi que a vida é um grande processo. Ontem, estava profundamente afogada em magoas, hoje, transbordando gratidão e inteligência (dentro dos fatos que me geraram essa experiência).

Quantas vezes precisarei passar por isso? Quantas forem necessárias... Guerreiras não desistem facilmente. E sabe qual é o melhor disso tudo?
Guerreiras de verdade não andam sozinhas! Ao seu lado, existe um grande e verdadeiro exército do bem.

E vamos em frente... SEMPRE!

9 comentários:

  1. você merece o MELHOR. Esquece o resto.
    Bjos e saudades

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, não tenho como explicar essa ligação que sinto por ti.
    Sua dor, minha dor.
    A pergunta correta não é o porquê e sim o para que.
    Eu não resisto a um sorriso, simplesmente mexe com as minhas estruturas, entretanto, tuas palavras são certeiras e cravam fundo em meu coração.
    Aproveite a noite e ponha para fora todas as suas mágoas, e deixe que ela as leve, juntamente com os primeiros raios de sol, a clarear a tua alma.
    Que está noite seja radiante, repleta de boas energias, de bons pensamentos de boas vibrações.
    Já lhe disse que é um honra tê-la como companheira de batalha, combater ao teu lado, ombro a ombro, é uma dádiva, pois só os fortes foram os escolhidos, para a batalha do bem.
    Derrotas hão de acontecerem, mas levantai a cabeça, somos guerreiros de Deus.
    Sejamos sóis de amor a iluminar os caminhos daqueles que nos cercam.
    Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.
    Silvio Klinguelfus Junior

    ResponderExcluir
  3. "Guerreiras de verdade não andam sozinhas! Ao seu lado, existe um grande e verdadeiro exército do bem."

    Você é iluminada Evelyn. Grande abraço. =)

    ResponderExcluir
  4. minha linda, temos e sei, como sei ser dificil esquecer as mágoas. mas precisamos criar armadura, sim, mas armadura do bem. a quem te magoou, a situação que te deixou triste, independente da ingratidão le imposta, baixinho, só para vc, peça perdão, agradeça ao universo por te dar oportunidade de crescer interiormente, e tenha pensamentos bons para aqueles que precisam deles. estou nesse aprendizado, tentando......bjs, fique bem!

    ResponderExcluir
  5. voce é muito linda...que benção poder compartilhar um pouco de vc...fica com Deus...abraços carinhosos...

    ResponderExcluir
  6. Estarei sempre ao seu lado. E quando não puder me ligar, cutucar pelo face, me chamar no bate papo... pense em mim... e virei te socorrer...

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!
    Acredito que nada é por a caso, que as pessoas aparecem nas nossas vidas mesmo que indiretamente para nos passar uma mensagem, um aprendizado ou até mesmo acorda menina...
    Estava eu meia deprimida no meu sofá,sentindo dó de mim mesma e fazendo aquela pergunta (Por que Eu?), na verdade estou passando por uma série de exames e segundo minha mastologista mesmo que dê tudo bem, terei que fazer uma cirurgia da mama direita e mesmo sem saber qual será o resultado, já estou sofrendo antecipadamente, quando mudando de canal vi vc e sua história na tv e foi lá que conheci seu blog "lenço cor de rosa", parabéns pela sua força e que de algo tão ruim, vc transformou em uma ferramenta para ajudar outras pessoas.
    Vc me fez acordar, sei que temos que ter fé em Deus e acreditar tb no nosso eu interior que a gente consegue vencer barreiras e obstáculos.
    Valeu!!!
    Elaine

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Evelin! Conheci vc ontem no Vamos Combinar, fiquei interessada pela sua história e cheguei até aqui no seu blog. Li todos os posts, desde o início e confesso que fiquei muito emocionada com a sua jornada. Parabéns pela maneira como vc lidou com o câncer e todas as adversidades. Vc é uma pessoa iluminada e vitoriosa! (Ah! Seu cabelo tá lindo curto! Abandone a "Betânia" e deixe a nova Evelin dominar!)
    Mas vc não é a única, graças a Deus! Tenho uma amiga de 31 anos que teve um carcinoma na mama esquerda, fez cirurgia e está tratando com quimio e radio (esta já acabou) já faz quase 1 ano. Coincidente e felizmente, hj ela me mandou uma mensagem dizendo que fará sua última sessão de quimio no dia 12 de junho. Estamos radiantes de felicidade! Ela enfrentou o tratamento com muita força e com fé de que seria curada. A gente que está "de fora" não entende como uma pessoa com uma doença tão grave consegue ser tão positiva. A única certeza que tenho é de que a forma de enfrentar a doença é determinante no sucesso do tratamento.
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar outras mulheres que sofrem de câncer. Vc escreve muito bem, deveria dar continuidade aos posts!
    Sucesso!
    Fernanda Machado

    ResponderExcluir
  9. Evelin, você é uma pessoa linda! Sua frase "Guerreiras de verdade não andam sozinhas!" me lembrou a música dos Saltimbancos:

    Todos juntos somos fortes
    Somos flecha e somos arco
    Todos nós no mesmo barco
    Não há nada pra temer...

    Parabéns por compartilhar sua história.
    Abraços

    ResponderExcluir