terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A tão esperada surpresa



Era um domingo chuvoso em Brasília e estávamos a caminho do aeroporto.

A garota do lenço cor de rosa estava atípica, quieta e compenetrada na vida que parecia passar através da janela do carro. Como em um filme, sentindo o peso da respiração e do movimento de piscar dos olhos.

- Aconteceu alguma coisa? Perguntou a tão querida cunhada. Você parece séria demais...

E então, tentando não demonstrar fraqueza, segurei o tamanho da verdadeira frustração que sentia e tentei dizer pausadamente, como se estivesse repetindo uma nota mental.

- Ontem me observei no espelho pela primeira vez desde a cirurgia... Eu perdi um quadrante da minha mama. Ficou um buraco, uma coisa estranha (respirei fundo). Mas esta tudo bem, sabe? É que ontem, enquanto estava nua diante ao espelho, por segundos passei a acreditar que não era mais tão feminina. E agora está tudo tão estranho... Estranho porque mesmo assim, mesmo sabendo que está tudo bem e com a festa de ontem, ainda sinto que tudo isso aqui não é o fim... tem alguma coisa por vir.

- Evelin, tenha calma. Isso deve ser uma situação provisória. Se você se alimentar melhor, talvez a gordura retorne, não sei, não entendo muito desse assunto. Só sei que você deve ficar tranquila, pois não é nada de grave...

(...)

Para lhes escrever sobre esse tema, voltei mentalmente a uma das historias dos primeiros textos escritos neste blog.

Acredito que nada nesse grande universo seja construído sem alguma razão.

Voltando ao texto antigo, nele dizia que todos nós somos constituídos por átomos. Átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e por fim, sistemas ou organismos.

Quando me encarei pela primeira vez ao espelho depois da primeira cirurgia, confesso que senti um arrepio. Mutilada, me defini. Estou mutilada. Como as camisetas velhas e cheias de buracos que o meu pai costumava usar como pijama... No meu caso havia um único e grande buraco, mas ainda assim lembrava-me da historia dos velhos pijamas.

Um dia depois de voltar de viagem, soube que na verdade dentro daquele grande buraco, habitava um tumor maligno. Uau! Pelo menos o buraco foi por uma boa causa, retrucava também mentalmente.

Átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e por fim, sistemas ou organismos.

Menos de um mês depois, realizei a mastectomia e já sai do centro cirúrgico tão siliconada quanto a Pamela Anderson, mas não escapei da sensação de mutilação. E digo mais, sai siliconada porque os médicos acreditavam que não precisaria das sessões de radioterapia, o que foi um choque aos mesmos quando o resultado da biopsia chegou apontando mais um tipo de carcinoma (que não respondia a quimioterapia).

Entendo cada um de vocês, companheiros oncológicas e companheiros dos meus companheiros oncológicos. Perdemos por vezes as mamas, por muitas vezes os cabelos e em grande maioria dos casos a sensação de feminilidade (que inclui nesse pacote a possível infertilidade e a tão querida menopausa induzida)...

Átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e por fim, sistemas ou organismos.

Câncer, perdas, quedas, inúmeras lutas, renascimento e por fim, sensação de utilidade ou sensação de lutar pela vida física e emocional de cada um de vocês!

Encontrei dentro do meu câncer, um objetivo. E agora vem a real intenção deste texto e de todas essas historias...

Quando lutamos por uma causa nobre, descobrimos que existem pessoas de bem nesse planeta. Pessoas que se inspiram e que nos inspiram diariamente a ser a mudança que queremos no mundo.

Há menos de um mês, a ideia era de apenas doar os meus lenços.

Há menos de 15 dias, recebi e reconheci parceiros nessa jornada. Os lenços se tornaram livros. Livros lindos (doados pela própria autora, uma psicóloga de alma mais linda ainda), que tratam sobre o processo de adoção (livro que bate magicamente com o meu último texto, que trata sobre a infertilidade).

Hoje, recebemos mais uma doação. Próteses externas de mama, de todos os tamanhos. Lindas e novas, embaladas com todo o carinho do mundo.

Recebi o apoio de uma equipe maravilhosa que entende na prática todo o processo chamado “câncer” e todas as “perdas” que ele nos oferece.

E é com muita emoção (a mesma emoção da ultima quimioterapia, ultima radioterapia e por que não, da sensação interna de cura) que termino esse texto com as frases mais carinhosas que já pude “pronunciar”:

Átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e por fim, sistema ou organismos.

Câncer, perdas, quedas, inúmeras lutas, renascimento e por fim, sensação de utilidade ou... Fundação lenço cor de rosa.

Processos!

Sejam bem vindos a minha mais nova casa.

12 comentários:

  1. Muito Legal!!! Amei a novidade!!! Compartilhar o bem para quem precisa!!!:-) Que Deus abençoe ainda mais sua vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, você sempre tão presente... Muito obrigada por tudo!
      Deus abençoe você também! obrigada pela companhia e por compartilhar conosco as suas historias.

      Excluir
  2. Que emoção Evelin. Eu quero ser uma das voluntárias nessa fundação. Ajudando de todas as formas quanto possíveis. E para começar quero doar meu cabelo. Cortei-o recentemente para fazer uma per4uca pra minha mãe. Mas o dela está crescendo tao rapidamente quer nao sera mais necessário. O proxino passo é descobrir cabelereiros parceiros. Diz que sim Diz que sim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Sara! Estou realmente sem palavras...
      Você não imagina o quanto é bacana saber que não estou sozinha trilhando uma nova caminhada.
      Pensaremos em um jeito de doar essa vasta cabeleira (vi as fotos no facebook. risos). Tudo é muito novo pra mim, mas sei que tenho amigos.

      Prometo ter mais informações em breve.
      Beijos e muitíssimo obrigada, do fundo do meu coração.
      Tenho certeza do orgulho que sua mãe sente por você.

      Excluir
  3. Lindaaaa amiga! Tb quero ser voluntária!
    Monique

    ResponderExcluir
  4. Você não cansa de nos surpreender positivamente, né?
    Mil idéias e vontade de ajudar!

    PARABNÉNS!!

    beijos =))

    ResponderExcluir
  5. Pode contar comigo para alguma "a distancia"!!!!!. adoro esse tipo de trabalho e farei tudo com o maior prazer.
    Uma guerreira sempre chama outras guerreira!!! beijos linda. Anaaguiar

    ResponderExcluir
  6. oi meu amor voce sabe que pode contar com sua aboelita sempre.
    o que voce precisar farei tudo para te ajudar beijao te amo.

    ResponderExcluir
  7. Ufa!!! Finalmente um texto que não chorei, em compensação aplaudi de pé - BRAVO, BRAVISSIMO.
    Espero que a minha mulher não sinta ciúmes - Mas eu te amo, minha irmã.
    Beijos no coração e que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  8. evelin, eu previa toda essa grandiosidade. vc demonstra amor em cada palavra e isso retorna pra vc e agora também alcança aos amigos de jornada. Isso é maravilhoso. estou muito emocionada, e espero logo ter uma cabeleira para doar tb, eheh.bjs é uma corrente do bem!

    ResponderExcluir