sexta-feira, 14 de setembro de 2012

De volta a largada


- Senhora Evelin de Moraes Scarelli. Gritou a recepcionista do grande hospital da cidade.

Ali estava novamente, com um grande pacote de exames médicos em mãos. Respirei fundo e encarei por alguns segundos aos olhos inquietos dos meus pais, que acompanhavam  e reviviam por mais uma vez, a tensão de todo processo inicial.

A ressonância magnética apontou uma alteração dos linfonodos na região axilar da outra mama, a não operada.

O que eu fiz para retornar a largada? Pensava.

Resolvi, inicialmente, entrar sozinha e conversar com o médico. Entreguei os exames, ouvi atentamente as suas palavras, penetrei inteiramente dentro da sua chateação também evidente. Sentimento anestésico, sem alguma novidade. Conhecia aquele caminho.

Tirei a roupa e como de costume, vesti o avental charmoso com os símbolos do hospital. Esperei sentada na beira do abismo do silencio. Minha cabeça gritava, meu corpo não se movia.

Independente da sua atenção em relação ao peso do diagnostico de câncer, a hora de entregar os exames e de ser examinada é, de longe, a sensação de chegar ao ponto mais alto da montanha russa, antes da queda livre.

Infelizmente, ainda não tenho o final dessa historia para lhes contar.

Felizmente, posso lhes dizer o quanto a minha vida continua maravilhosa, mesmo diante a esse novo elemento.

A gente não sabe o futuro, mas a responsabilidade sobre a manutenção do nosso presente é única e exclusivamente nossa. Já disse isso em outros textos. Continuo cuidando da manutenção da minha paz, e é isso que verdadeiramente importa. Aos moradores do edifício oncológico, eis mais um segredo: é a sua confiança em TUDO (e no todo) que faz com que as pessoas permaneçam.

Acho que finalmente percebi que o que você faz com a sua vida é realmente só a metade da equação. A outra metade -a metade mais importante, na verdade- é com quem você está, enquanto está vivendo.

Obrigada a todos vocês, por permanecerem.
E vamos em frente...

15 comentários:

  1. Miga. estarei aqui... sempre.. e para sempre.

    Amo-te.

    ResponderExcluir
  2. Me impressiono com sua capacidade de escrever (bem) e descrever seus sentimentos e pensamentos. Qnd vai lançar um livro?

    ResponderExcluir
  3. Evy, querida... Posso estar longe fisicamente, mas meu coração, meus pensamentos e minhas energias positivas estão com você. Sempre, viu?
    Um milhão de beijos

    ResponderExcluir
  4. Cristiane Marques14 setembro, 2012

    Como sempre, adorei o texto Evi!
    Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  5. Você é uma mulher incrível, tem muito a ensinar a todos nós. Estarei sempre na primeira fila, de pé, te aplaudindo. Tenho muito orgulho de você e quando você tranformar tudo isso em livro eu estarei lá pra tietar!! Vc é mais forte do que tudo isso!! Beijo...

    ResponderExcluir
  6. Idem, idem o comentário do William Néri, como vc descreve bem os sentimentos.
    Como é importante o que diz: a manutenção do nosso presente é responsabilidade nossa. Vou lembrar disso sempre e tentar por em prática!

    ResponderExcluir
  7. Continue lidando com isso, assim, aberta, escancarada mesmo. Assim outras pessoas se fortalecerao. Voce esta em minhas (nossas ) oracoes. beijos Anaguiar

    ResponderExcluir
  8. celia regina15 setembro, 2012

    puxa vida falar o que para voce minha adorada filha,eu te adimiro muito e muito forte como uma taurina mesmo e tao profunda de pensamentos de palavras continue assim mesmo ajudando muitos e muitos graças a voce estou forte sabe,realmente so tenho a agradecer por voce estar em minha vida e me mostrar que o mundo esta ai cheios de altos e baixos mas que com voce nao tem derrota voce e feliz e cada vezmais acredito que nada e por acaso e deus esta carregando voce no colo sempre e nossa senhora nao abandona nunca seus filhos eu te amo e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  9. Ah baixinha.... Que enorme prazer estar perto de um ser de tanta luz quanto você! Poxa vida!
    Muito obrigado pela oportunidade de viver, aprender e contemplar tamanha manifestação de coragem e bondade!
    Estou certo que tudo dará certo! Porque como já disse antes, é necessário que pontos de luz como você permaneçam! Iluminando o caminho de muitos em meio a essa atmosfera turva....
    Assim será baixinha... Como já esta sendo! E eu, permanecerei....

    ResponderExcluir
  10. Bravooo!!! \0/ \0/ \0/ Evelyn, você é simplesmente sensacional. Faço das palavras do Thomas Goldfinger as minhas. É mais que necessárioq ue pontos de luz como você permaneçam iluminando o caminho de todos nós. Estamos contigo.

    ResponderExcluir
  11. olá Evelyn, tudo bem. adorei seu blog e sua história de superação que nele contém. Por isso, venho lhe convidar a fazer parte de um site de saúde que deseja abrir um espaço para pessoas que estejam dispostas a contarem a sua história de superação frente a qualquer doença. Gostaria de saber se você estaria interessada em participar com a sua história ou convidando a outros de seu blog. Precisarei apenas do e-mail para que os organizadores do site entrem em contato e lhe passem maiores informações. Espero resposta, desde já, agradeço a atenção. Entre em contato pelo e-mail rodrigosantosdejesus641@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. É a primeira vez que acesso o seu blog, e só tenho uma palavra para você. "BRAVISSÍMO".

    Em 17/03/2009, passei por uma cirurgia de 12h00min horas, e depois foram 10 meses de tratamento quimio e radio terapico, e de brinde uma bolsinha de colostomia.
    Hoje três anos depois, sou um pai melhor, um marido melhor, um profissional melhor, pois Deus meu deu uma nova vida.
    Não! Não sou um fanático religioso, mas eu era um “atoa” que reencontrou Deus pela a dor, e que agora por amor, não larga mais a mão Dele por nada nesse mundo.
    Tenho sequelas do tratamento, que não são nada, diante dos ensinamentos que o câncer me trouxe.
    Li alguns dos teus textos, e me identifiquei muito com algumas passagens semelhantes.
    Também criei um blog, que não o abandonei depois que o meu tratamento acabou, já acompanhei outros blogs que logo após a pessoa terminar o tratamento, simplesmente o abandona, como se o que tivesse vivido fosse ruim, um passado que não queira mais visitar de tão doloroso.
    Não compartilho desse pensamento, pois nós os sobreviventes, carregamos a Luz que Deus em sua misericórdia nos concedeu, para amenizarmos os sofrimentos daqueles que começam trilhar pelo mesmo caminho.
    Caminho aonde são forjados os guerreiros de Deus, expostos às altas temperaturas, transformam-se em pessoas de bom coração, e lutarão ombro a ombro, na ajuda de todos aqueles que sofrem.
    Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.
    Silvio Klinguelfus Junior
    http://klinguelfuss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Como sempre amei a postagem, fácil fácil não é mas como todo apoio que temos fica menos difícil, é como vc diz, tudo depende de com quem você está.

    Que Deus continue te iluminando e vc nos transmitindo essa luz.


    ResponderExcluir
  14. William Néri Garbi

    Me impressiono com sua capacidade de escrever (bem) e descrever seus sentimentos e pensamentos. Qnd vai lançar um livro?
    Evelin, vc leu este comentário do William? Pense bem na idéia (escrever um livro),com certeza ajudará ( muito mais) muitas pessoas! Beijos!

    ResponderExcluir