terça-feira, 17 de abril de 2012

A vida através dos amigos

(Querido Douglas,
A emoção que a sua mensagem nos trouxe –leio em voz alta todas as mensagens que recebo a minha família- me fez com que dedicasse uma postagem inteira a você, sua irmã e toda a sua família...)

Somos condicionados.
Aprendemos com os nossos ancestrais diversas coisas que nem sequer sabemos explicar o motivo. A menininha já brinca de boneca e de casinha, condicionada a ser mãe e a futuramente, dona de casa.
O que quero lhes dizer é que por algum motivo, tivemos o pior condicionamento possível quando o assunto é acreditar. Acreditar. Isso mesmo, todos nós somos condicionados a não falar com estranhos, a interpretar sorrisos de desconhecidos de forma maliciosa e -por que não- a dizermos às crianças que Papai Noel e Coelhinho da Páscoa não existem.
Você ficava todo radiante com a queda dos seus dentes da frente. Ficava sim, porque sabia que a fada dos dentes os levaria e te deixaria algumas moedas em troca. Eu, particularmente até acelerava o processo, os balançando desesperadamente de um lado para o outro. Até que chega o dia em você descobre através dos coleguinhas da escola que as fadas dos dentes não existem e que o que existe na verdade é um pai ou uma mãe com algumas moedinhas a menos no bolso. E ai você cresce. Cresce, esquece desse primeiro contato com a desilusão e a passa a desiludir também as crianças que o cerca.
Quando minha prima de 10 anos perguntou um pouco chateada se as fadas realmente não existiam, além de responder categoricamente que elas existem, passei a tarde toda construindo pequenas casinhas de papel e as pendurando aqui pelas arvores do sítio. A gente não tem esse direito... E vocês querem saber o por que?
Porque nós crescemos. Crescemos sem aprender que eles existem de verdade e que deixamos de acreditar também no poder que as pessoas tem em relação a gente e no poder que temos em relação a vida das pessoas. Nos super heróis da vida, que se desdobram, escondem as suas próprias lagrimas e nos mostram de pronto um sorriso a fim de tirar a tristeza – que também está dentro do coração deles- de dentro do nosso coração. Heroínas e heróis de carne e osso. Os que nós, condicionalmente, aprendemos desde criançinhas a chamar de família.
Família. Um grupo de pessoas ligadas e interligadas por descendência – demonstrada ou estipulada- a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Família. A da falação interminável no almoço de domingo, a de chorar junto... a de celebrar as suas vitórias na vida. A das brigas sem sentido, das separações sofridas...a dos reencontros emocionantes.
Meus super heróis. Sofridos com o meu câncer, maravilhados com o meu renascimento. Companheiros de batalha...
E por ter renascido há menos de 4 meses, preciso lhes dizer que ninguém ainda me disse para não acreditar nas pessoas. E por ainda ser criança, meus amigos super heróis, abracei a causa de que para ser da minha família, você  não precisa necessariamente ter os meus laços sanguíneos. Uma pequena amostra disso está aqui, logo abaixo...















E que sejamos sempre crianças.

6 comentários:

  1. Evy, que texto mais lindo!!! Me emocionei muito!!!!
    Nunca deixei de acreditar, acho que também sou um pouco criança, que bom!!!
    Te amo muito muito e to morrendo de saudades, minha amiga-irmã!! E vamos tomar um sorvete de chocolate hein?
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Somos rodeadas de amor...e quem nos oferece isso, podem ser chamados sim de heróis!

    ResponderExcluir
  3. Somos inteiramente rodeados pelo presente e pelo mundo que vivemos, observamos e criamos... Sonhar nada mais é que tornar presente um futuro jamais imaginado antes e ao minimo estalar de dedos nos trazem a realidade que nunca nos fora sonhado e planejado. Viva intensamente todo o mundo, novas dadivas nos sao dedicadas sem ao menos algum dia termos imaginado ou pensado em presenciar... A cada dia que passa nos vemos distantes do ontem e mais perto do amanhã... torne todo sonho e imaginação em realidade, a cada dia uma nova vitoria e uma nova fase.

    Quando um dia havia sonhado que hj se tornaria uma "blogueira" como se tem chamado nos ultimos comentarios?

    Quando que seria imaginado essa força para vencer essa batalha se pensado a tempos atras?

    Quando que esse seria os sonhos desejados a cada deitar no travesseiro?

    Viva... Lute... Vença... Sonhe... e dedique todo sua dadiva, torne a cada força um heroi em nossas vidas.

    continue com seus posts que me fazem muito bem.. sem ao menos te conhecer...

    sz'

    ResponderExcluir
  4. Evelin, de coração, muito obrigado pelo post. Confiança sempre! Com fé não costume falhar.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, aquele que está conosco nas horas felizes e tb nas dificuldades, são heróis. Que força tem uma palavra, um sorriso, palavras como essas que vc tem recebido de pessoas que nem conhece(graças a nossa net). imagino seu coração como fica feliz ao receber essas mensagens de força, fé, e admiração. Mas é verdade, nunca devemos deixar desaparecer a criança que existe dentro de nós,sem ela a vida se tornaria muito triste.

    ResponderExcluir
  6. Ola Evelin! Sou prima-irma de Barbara e Douglas..suas mensagens sao emocionantes. Rezarei por ela e por voce! Luana

    ResponderExcluir