segunda-feira, 16 de abril de 2012

A medicina e os prazos

- A existência de determinada patologia pode levar até ao câncer. Comentava o médico mais experiente, arregalando seus grandes olhos azuis ao encarar “seriamente” a câmera enquanto era entrevistado pelo repórter.
(...)
Quantos de vocês já ouviram essa bendita frase?
Então é isso, o câncer é o trem desgovernado rumo ao fim da linha? O último ponto final do livro da história da sua vida, justamente quando você estava a narrar o capítulo mais importante e feliz?
Câncer: O apito do juiz determinando o término do jogo, exatamente na hora em que você – o melhor artilheiro do time- está prestes a marcar o gol mais bonito da sua carreira...
Quanta papagaiada...
É por isso que até hoje algumas pessoas ainda sofrem e lamentam a minha – e a sua- doença. Por que pessoas que julgam o câncer dessa forma, se atrevem a expressar a sua opinião em um veículo público e aberto a sociedade. E é exatamente nessa hora em que os vagões do nosso emocional saem desgovernados dos nossos trilhos, atropelando quem está a nossa frente com o coração repleto de esperanças e bons fluidos. É nessa hora que o medo chega.
Não tiro a seriedade do assunto, mas apontar o câncer de forma tão ameaçadora me lembra a infância, quando ao não fazer a vontade do irmão mais velho, a gente escutava:
- Se você não me ajudar com isso, vou contar que foi você quem quebrou o vaso de porcelana favorito da mamãe.
Ai meu Deus, a mamãe!! O vaso favorito da mamãe!! Ela vai me dar uma surra danada, ficarei de castigo por 5 anos. Pior, ela vai ficar tão chateada comigo que passará meses sem olhar na minha cara. Isso, ela vai me colocar para fora de casa... E provavelmente colocará outro filho em meu lugar.
É exatamente assim que algumas pessoas nos ameaçam diariamente com os novos estudos que apontam câncer. Desodorantes causam câncer, enxaguantes bocais causam câncer, mamografia causa câncer... E comer carne bem passada, também.
- Ai meu Deus! Desodorantes causam câncer!! Mas espera um pouquinho, é isso mesmo? Desodorantes? Mas uso desodorante desde adolescência... Mãe do céu, pelo amor de Deus marca um médico que meus dias estão contados!!!
E assim como no livro “Cartas para Julieta”, acredito que “"E" e "Se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas se as colocarmos juntas lado a lado, elas contem o incrivel poder de nos assombrar pelo resto de nossas vidas. "E se".. E se? E se?
(E se) por acaso os médicos passassem a divulgar que o câncer também surge no organismo através de fatores internos? E se eles passassem a “pregar” a felicidade, divulgando que a tristeza e a tensão psicológica também são determinantes nas mudanças celulares?
(E se) nós, companheiras(os) de sobrevivência, passássemos a deixar o medo do inesperado ali no fundinho da gaveta?
E respondendo as perguntas do começo do texto: Não, o câncer não é o ponto final. O problema é que graças àqueles que não o tem, ele geralmente pode interpretado como.
E para mim, Evelin, que graças ao câncer passei a encarar a minha vida usando a abusando do “e se”, saber que eu o tenho é como descobrir que aquele vaso, o favorito da mamãe, era na verdade um presente da tia-avó do papai, Firmina, que ela não suportava, mas que o mantinha ali no centro da sala apenas para não deixar o papai chateado.

4 comentários:

  1. Mais do que verdade!
    Tá na hora de quebrar esse tabu!

    ResponderExcluir
  2. viajando certa vez, rumo à maratona de exames após o diagnóstico do câncer, ouvi de uma enfermeira chefe que nos dava o prazer de sua companhia a seguinte frase: quem tem câncer mais cedo ou mais tarde vai acabar morrendo. Santa inteligência, quem nesta terra por acaso não vai? Estou encarando o câncer como um resfriado que vai passar,inventando mil modelos de turbantes, mostrando que ele não me amedronta e aprendendo o quanto cuidar do espírito e viver a vida no seu melhor sentido é importante.

    ResponderExcluir
  3. quanto às papagaiadas a gente joga fora, no rio não, para não poluir...

    ResponderExcluir
  4. Olá Evelin. Minha irmã tem 25 anos e foi diagnosticada com câncer de mama há 2 semanas, 1 semana antes de seu casamento. No último sábado (14/04) celebramos seu casório com muita alegria. Ela volta da lua de mel no próximo domingo e já na segunda começa as sessões de quimio. Também terá que fazer a cirurgia. Graças a Deus ela vem assimilando a pancada muito bem, até melhor que eu, meu pai e minha mãe, que de um certo modo também sofremos muito com tudo que vem acontecendo. Ler seu blog nos dá conforto. Desejo a você e a ela muita luz para que possam sair dessa. Agora, além de rezar muito por ela também rezarei por você. Grande abraço.

    ResponderExcluir