sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Domando as feras...

“Desde o começo do mundo que o homem sonha com a paz: Ela esta dentro de si mesmo. Ele tem a paz e não sabe. É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo.” Roberto Carlos, em “Todos estão surdos”.
Quem afinal sou, quando fora de mim em minhas reações e atitudes?
Quem sou, quando me sinto insegura(o) ou ansiosa(o)?
Quem sou diante uma briga, um momento de aflição e tensão?
Se meu texto já começa com uma carinha um tanto quanto “psiquiátrica”, juro que essa não é a intenção, mas você já parou para pensar em quantas pessoas cabem aí dentro de você mesmo?

Existem situações que nos colocam constantemente emteste” e escrever sobre esse olhar de quem somos é um desafio e tanto, visto que para isso necessita-se uma pitadinha de reconhecimento - e bom humor para aceitar e compreender inúmeras imperfeições.
Aqui no meu universo, por exemplo, pessoas dizem que não conseguem me imaginar brava. Confesso que nem eu, até me deparar com inúmeras situações de estresseatualmente, como um teste prático à toda serenidade e paciência que tanto "prego" em textos e palavras: Mãe prestes a operar, questões e crises existenciais (sou humana, uai), tempo de exames de controle e que potencializam ainda mais nosso estresse quando chegam alterados...

E essas situações me fazem pensar de maneira mais profunda e me tornam mais introspectiva, mas também me fazem chegar a conclusão de que a beleza de cada momento de tormenta encontra-se justamente no reconhecimento de que dentro de cada um desses mesmosmomentos, encontra-se a oportunidade de manifestar algo que tanto lutamos e que encontra-se também preso dentro de nós.
Lembro-me com exatidão de todos os meus pedidos internos: Ser alguém mais forte, poder ser ouvida na multidão, ganhar o respeito das pessoas e por ai vai...
Mas aí o tal câncer chegou e descobri que receber minhas“graças” sem que batalhasse por isso seria uma atitude um tanto quanto injusta, pois nada nessa vida nos chega sem que antes tenhamos que batalhar por aquilo.
Como posso me tornar alguém mais forte se minha fé nunca for testada? Como posso ganhar respeito de alguém, sem antes descobrir e assim reconhecer meus limites e amarras?
Dentro das famosas tormentas descritas em cada texto,encontram-se o seu tesouro, seu bem mais precioso: A oportunidade de SER verdadeiramente aquilo que tanto se propõe.
Mas as vezes a gente se descobre um pouco mais diferente do que o habitual, com outras personalidades, outras“feras” que estavam domadas ou até mesmo escondidas dentro da gente. Se descobrir imperfeito é uma situação um tanto quando delicada, pois requer de nós um pouco de estrutura e uma grande porção de autoperdão.
E nesses momentos, onde parte de mim se (con)funde com algo que ainda não havia descoberto – e que em mim também habita – nasceu uma oração que gostaria de compartilhar com vocês (quem sabe também não ajuda,né? Caso precisem...)
Pai.

Que eu consiga aceitar e manifestar todos os princípios que eu mesma Vos peço em minhas orações.

Que eu consiga entender que a vida é feita através da magia do “processo” e que saiba, então, respeitar o seu começo, o seu meio e o seu fim.

Que eu acredite cada vez mais que o começo é agora, assim como o fim. E que isso me faça querer mais e mais buscar ser o melhor meio, atemporalmente.

Que o meu meio seja o mais puro, e que eu consiga demonstrar essa pureza através dos meus olhos, dos meus olhares, sorrisos e palavras.

Que eu não perca nunca essa coragem para “seguir em frente”, e que eu receba sempre (sempre) de braços abertos, todas as minhas inseguranças e questionamentos.

Você acredita em mim. Você acredita na força que me deu. Você acredita nos meus braços, mas minhas mãos, pernas e raízes. Você sabe, mais do que ninguém, que sou uma árvore. Faça-me ter frutos. Faça-me sempre ser a sombra e o local de repouso do meu próprio interior.

Obrigada pela oportunidade de reconhecer o que é a Vida. Obrigada por me fazer ser a Vida, manifestada nas minhas próprias ações e reações. Que eu saiba reconhecer...

Obrigada por fazer de mim, muito mais do que pensei que seria.

Que assim seja. E assim, será.

Quanto mais reconheço minhas pequineses, mais me empenho em ser alguém melhor por mim e para o mundo.
Afinal, de que vale levar uma vida inteira sendo fera? De que vale levar uma vida inteira sendoferida(o) ? E mais confuso ainda, mas não menos importante: De que vale levar uma vida inteira sendo ferida(o) por você mesma(o)?

E se é a vida que anda um tanto quanto confusa, saiba que não existe nada melhor do que uma boa musica e um leve sorriso o rosto: Talvez nada seja propriamente como imagina... Talvez o seu lado mais duro precise apenas de 5 minutos no microondas (ou de 5 “pi-pi´s, como diria a minha vó Lolinha). Amoleça pra vida! Relaxe dentro de um abraço...

Eu não sei por quanto tempo a gente tende a ir nessa luta interna para ser alguém melhor. Talvez esse seja o processo mais eterno dentro da nossa existência. Mas sabe do que mais? Pra mim, não existe coisa mais gostosa na vida do que sensação constante de evolução.

E viva o recomeço!


4 comentários:

  1. 1000 vezes Amém! Mais um texto pra compartilhar. Abraço Evelin.

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelin, tudo bem? Obrigada por compartilhar suas reflexões. Você nos ajuda a entender melhor a vida e a mergulhar ainda mais fundo em nossas análises para reformular nossas ideias e ações. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ter convicção daquilo que vivemos, ajuda-nos a afugentar nossas angustias e sofrimentos e é na diversidade que acabamos por encontrar pessoas cujas histórias de vida, nos reavivam diante do nosso cotidiano sombrio, nos enchendo de coragem, para que possamos administrar tantas dificuldades.

    Histórias essas, que impregnadas pela força do Amor, tem o poder de nos iluminar a ponto de alcançarmos horizontes maiores. Ajudaram-me a descobrir minhas imperfeições, e a fazer as pazes com elas; aprendi também a não ter pressa e a deixar meu orgulho de lado, aliás, não só o orgulho, como também a vaidade e o egoísmo.

    A expressão que dá o título a este texto, não é minha, mas ao ouvi-la em um programa de rádio, penetrou fundo em minha alma.

    “Eu sou a fé.” Trata-se de uma afirmação completamente diferente da tradicional “eu tenho fé”, pelo simples motivo, que está última pode se perder, portanto, como podem perceber, não é uma simples questão de semântica.

    Permita-se ser livre para pensar, não se violente, deixe de representar no palco da vida, seja você mesmo, avance, faça novas escolhas, não deixe simplesmente a vida te levar, siga em frente, mas, com um objetivo na vida.

    Viva o Cristo, da sua maneira, não seja uma cópia das experiências dos demais, tenha coragem de se renovar, tenha convicção das suas origens, seja consciente das suas responsabilidades.

    De que adianta ler os evangelhos, acha-los lindos, se eles não fazem a mínima diferença em sua vida. Sejamos cada vez mais fraternos, queira mais para os outros e não só para ti; lembre-se qualquer momento é tempo, construa agora o seu futuro, educando na caridade, a sua cabeça, coração e mãos. Exercendo da melhor forma possível os ensinamentos dos evangelhos, convencendo sem proselitismo, sem fanatismo.

    “Bora” trabalhar.

    Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


    Silvio Klinguelfus Junior.

    ResponderExcluir
  4. Amo vc!

    Ass. Cris Kiaia

    ResponderExcluir