terça-feira, 16 de outubro de 2012

Força na peruca


“Desde o começo do mundo que o homem sonha com a paz: Ela esta dentro de si mesmo. Ele tem a paz e não sabe. É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo.” Roberto Carlos, em “Todos estão surdos”.

(...)

- Conte-me mais sobre a sua história de superação. Indagou a jornalista.

Minha historia de superação começou há um pouco mais de 24 anos, quando fiquei em primeiro lugar no time da fecundação da minha mamãe, entre os mais de 500 milhões de espermatozoides inscritos.

Ainda átomo, minha batalha foi que para me transformasse em moléculas, depois em células, órgãos e por fim, neste organismo.

Aos desavisados de plantão: a nossa capacidade de superação não é assim tão perceptível.

Claro que tudo fica infinitamente mais fácil de ser superado quando se é diagnosticada (o) com uma doença considerada grave. Depois do pacote “aventuras do universo oncológico” –que incluem cirurgias, quimioterapias, radioterapias, exames e passaporte com passe livre para todos os médicos e profissionais da área- a gente fica um pouco mais “resistente” aos baques da vida. O cabelo perdido é só um cabelo perdido, a mama é substituída por uma belíssima prótese de silicone no maior estilo Baywatch e os pelos –ah, os pelos- retornam com uma velocidade assustadora. No texto “a adaptação”, contei a minha saga de perda capilar e do tal “bigode” indesejado. Agora, nessa fase pós-quimio, posso garantir que a surpresa do retorno dos pelos é muito maior do que a da perda. Que sacanagem é essa da natureza?

Brincadeiras a parte, essa mesma “sacanagem” é apenas um exemplo puro de uma das manifestações mais lindas da vida: um dia, inexoravelmente, nós nos superamos e nos recompomos.

Então, quando estiver frente a uma situação considerada “difícil”, lembre-se de que você não esta sozinho: o seu próprio organismo lhe acompanha com a única finalidade de lhe mostrar o caminho, através dos exemplos silenciosos. Tenha olhos para enxergar. Reconheça, por exemplo, a superação dos seus pés, ao sustentar o seu corpo. Agradeça as suas mãos, pela capacidade de se adaptar facilmente a grande parte das tarefas – para não dizer todas- emitidas pelo seu cérebro. Agradeça.

E por reconhecer em mim a minha capacidade de superação, agradeço as oportunidades que a vida, diariamente, me impõe para que eu possa manifesta-la. A vida foi, é e será uma eterna superação. O resto? Ah, o resto gente se adapta...

Um brinde a vida... E as diversas formas de seguir em frente.

7 comentários:

  1. Evelin, você é uma menina de ouro! Obrigada por compartilhar isso comigo e com o mundo! A sua superação certamente tem sido exemplo - e será cada vez mais - para as pessoas que pensam que não há saída à frente... PARABÉNS, de coração! Malu Naddeo (mãe da Maíra Balau)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua citação do Roberto. Me amarro nessa música. Sou seu fã! =)

    ResponderExcluir
  3. Como sempre arrasando nas palavras.
    Esperando ansiosa por seu livro... vou estar na 1ª fila para dedicatória.

    Um bjo e sucesso pra ti...

    Sara Ramos
    http://sarinha-ramos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira humildade é firme,segura,sobria jamais compartilha com pieguice.
    Sua humildade é o mais nobre de todas as virtudes.Ela é a chave que abre as portas da perfeiçao.Voce consegue ver dentro de voce mesma e lá encontra força coragem tudo que precisa.Voce tem uma centelha de Deus dento de si e ele te sustentará.continue assim meu amor .Voce me deixa cada vez mais orgulhosa de voce.
    Sua Aboelita te mo muitooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  5. BRAVISSIMO!!! Seu texto retrata a mais pura verdade. Muito obrigado por compartilhar conosco as suas experiências, só não aprende quem não quer, basta querer:
    verdadeiros olhos de ver, e ouvidos de ouvir.
    Que Deus nos abençoe, beijo no coração.

    ResponderExcluir
  6. vc se supera a cada texto e eu estupefata, sem palavras, continuo aprendendo contigo. Obrigada.

    ResponderExcluir